O que é um Plano de Marketing?
Um plano de marketing é um documento operacional que descreve uma estratégia de publicidade que uma organização implementará para gerar leads e atingir seu mercado-alvo . Um plano de marketing detalha as campanhas de divulgação e relações públicas a serem realizadas durante um período, incluindo como a empresa medirá o efeito dessas iniciativas. As funções e componentes de um plano de marketing incluem o seguinte:
- Pesquisa de mercado para apoiar decisões de preços e novas entradas no mercado
- Mensagens personalizadas que visam determinados dados demográficos e áreas geográficas
- Seleção de plataformas para promoção de produtos e serviços: digital, rádio, internet, revistas especializadas e o mix dessas plataformas para cada campanha
- Métricas que medem os resultados dos esforços de marketing e seus cronogramas de relatórios
Um plano de marketing é baseado na estratégia geral de marketing de uma empresa.
PRINCIPAIS CONCLUSÕES
- O plano de marketing detalha a estratégia que uma empresa usará para comercializar seus produtos para os clientes.
- O plano identifica o mercado-alvo, a proposta de valor da marca ou do produto, as campanhas a serem iniciadas e as métricas a serem usadas para avaliar a eficácia das iniciativas de marketing.
- O plano de marketing deve ser ajustado continuamente com base nas descobertas das métricas que mostram quais esforços estão tendo impacto e quais não estão.
- O marketing digital mostra resultados quase em tempo real, enquanto os anúncios de TV exigem rotação para atingir qualquer nível de penetração no mercado.
- Um plano de marketing faz parte de um plano de negócios, que descreve todos os aspectos importantes de um negócio, como seus objetivos, valores, declaração de missão, orçamento e estratégias.
Entendendo os Planos de Marketing
Os termos plano de marketing e estratégia de marketing são frequentemente usados de forma intercambiável porque um plano de marketing é desenvolvido com base em uma estrutura estratégica abrangente. Em alguns casos, a estratégia e o plano podem ser incorporados em um único documento, principalmente para empresas menores que podem realizar apenas uma ou duas grandes campanhas por ano. O plano descreve as atividades de marketing mensalmente, trimestralmente ou anualmente, enquanto a estratégia de marketing descreve a proposta de valor geral.
Tipos de Planos de Marketing
Há uma variedade de planos de marketing diferentes que atendem a diferentes negócios e diferentes necessidades de negócios.
Lançamento de Novo Produto: Este é um plano de marketing que descreve como um novo produto entrará no mercado, quem será o alvo e de que forma a publicidade será feita.
Mídia social: um plano de marketing de mídia social se concentra nas estratégias de publicidade em diferentes plataformas de mídia social e como se envolver com os usuários nessas plataformas.
Baseado no tempo: os planos de marketing baseados no tempo, como os que são executados trimestralmente ou anualmente, concentram-se na época do ano, na condição atual do negócio e nas melhores estratégias naquele período.
Como Escrever um Plano de Marketing
Missão e Proposta de Valor
Um plano de marketing considera a proposta de valor de um negócio. A proposta de valor é a promessa geral de valor a ser entregue ao cliente e é uma declaração que aparece na frente e no centro do site da empresa ou de qualquer material de marca.
A proposta de valor deve indicar como um produto ou marca resolve o problema do cliente, os benefícios do produto ou marca e por que o cliente deve comprar desta empresa e não de outra. O plano de marketing é baseado nessa proposta de valor para o cliente.
Definir KPIs
Estabelecer seus principais indicadores de desempenho (KPIs) permitirá medir o sucesso de seu plano de marketing em relação à proposta de valor de sua empresa. Por exemplo, se seu objetivo é se envolver com um determinado grupo demográfico em uma determinada região, você pode acompanhar as mídias sociais e as visitas ao site.
Fato rápido
As técnicas de marketing digital mais eficazes em 2020, de acordo com os profissionais de marketing, são marketing de conteúdo e automação de marketing.1
Identifique seu mercado-alvo
O plano de marketing identifica o mercado-alvo de um produto ou marca. A pesquisa de mercado é muitas vezes a base para decisões de mercado-alvo e canais de marketing. Por exemplo, se a empresa anunciará no rádio, nas mídias sociais, por meio de anúncios online ou na TV regional.
Saber para quem você quer vender e por que é um componente extremamente crítico de qualquer plano de negócios. Ele permite que você foque seu negócio e meça seu sucesso. Dados demográficos diferentes têm gostos e necessidades diferentes, saber qual é o seu mercado-alvo ajudará você a comercializá-los.
Estratégia e Execução
O plano de marketing inclui a justificativa para essas decisões. O plano deve se concentrar na criação, no tempo e no posicionamento de campanhas específicas e incluir as métricas que medirão os resultados dos esforços de marketing. Por exemplo, você anunciará no rádio ou nas mídias sociais? A que horas você vai veicular anúncios se eles estiverem no rádio ou na TV?
Defina seu orçamento
Um plano de marketing custa dinheiro. Conhecer seu orçamento para um plano de marketing permitirá que você crie um plano adequado dentro desse contexto, cumpra-o e evite custos descontrolados. Também ajudará você a alocar para diferentes áreas do seu plano de marketing.
Ajuste seu plano
Um plano de marketing pode ser ajustado a qualquer momento com base nos resultados das métricas. Se os anúncios digitais tiverem um desempenho melhor do que o esperado, por exemplo, o orçamento de uma campanha pode ser ajustado para financiar uma plataforma de melhor desempenho ou a empresa pode iniciar um novo orçamento. O desafio para os líderes de marketing é garantir que cada plataforma tenha tempo suficiente para mostrar resultados.
Sem as métricas corretas para avaliar o impacto dos esforços de divulgação e marketing, uma organização não saberá quais campanhas repetir e quais abandonar; manter iniciativas ineficazes aumentará desnecessariamente os custos de marketing.
O marketing digital mostra resultados quase em tempo real, enquanto os anúncios de TV exigem rotação para atingir qualquer nível de penetração no mercado. No modelo tradicional de mix de marketing, um plano de marketing se enquadraria na categoria de “promoção”, que é um dos quatro Ps , um termo cunhado por Neil Borden para descrever o mix de marketing de produto, preço, promoção e praça.
Plano de Marketing vs. Plano de Negócios
Um plano de negócios detalha como uma empresa irá operar e funcionar em sua totalidade. Um plano de negócios é um roteiro para um negócio. Ele cobrirá as metas, missões , valores, finanças e estratégias que a empresa usará nas operações do dia-a-dia e na consecução de seus objetivos.
Um plano de negócios incluirá um resumo executivo, os produtos e serviços vendidos, uma análise de marketing, uma estratégia de marketing, planejamento financeiro e um orçamento , para citar apenas alguns itens.
Conforme mencionado, um plano de negócios incluirá um plano de marketing, que se concentra na criação de uma estratégia de marketing sobre como conscientizar o público sobre o produto ou serviço da empresa, como atingir o mercado-alvo e gerar vendas.
Exemplo de Plano de Marketing
John teve uma nova ideia de negócio que ele acredita ser uma oferta de nicho no mercado. Ele decide abrir um negócio e seu primeiro passo é criar um plano de negócios que descreva todos os objetivos, metas, valores, armadilhas e finanças de sua empresa.
John consegue levantar capital suficiente de amigos e familiares para começar, contrata alguns funcionários e, eventualmente, cria seu produto. Ele agora tem que começar a vender seu produto e gerar vendas para manter seu negócio funcionando.
Para conseguir isso, John, com a ajuda de uma empresa de marketing, cria um plano de marketing. O plano de marketing consiste em uma pesquisa de mercado que detalha o mercado-alvo do produto de John, que são homens recém-aposentados.
O plano de marketing apresenta os melhores métodos para atingir esse mercado-alvo. O plano de marketing enfatiza o rádio e a televisão em oposição às mídias sociais, já que os homens mais velhos e aposentados usam menos as mídias sociais do que as formas tradicionais de mídia, de acordo com a pesquisa de mercado realizada.
Os anúncios são adaptados ao mercado-alvo, mostrando como o produto de John beneficiará suas vidas, principalmente quando comparado a alternativas de mercado. Depois que o plano de marketing é executado, a equipe de marketing analisa como os esforços se traduzem em vendas.
O que é um modelo de plano de marketing?
Um modelo de plano de marketing é um documento que um indivíduo pode usar para criar um plano de marketing. O modelo de plano de marketing conterá todos os elementos importantes e os vários idiomas necessários com seções em branco. Um usuário pode inserir suas próprias informações relacionadas ao seu negócio nas seções em branco para, finalmente, criar seu próprio plano de marketing.
O que é um resumo executivo em um plano de marketing?
O resumo executivo de um plano de marketing fornece uma breve visão geral de todo o plano de marketing. O resumo executivo conterá as principais descobertas da pesquisa de mercado, os objetivos da empresa, as metas de marketing, uma visão geral das tendências de marketing, a descrição do produto ou serviço sendo comercializado, informações sobre o mercado-alvo e como planejar financeiramente o plano de marketing.
O que é uma estratégia de marketing de cima para baixo?
Uma estratégia de marketing de cima para baixo é uma estratégia de marketing tradicional. É aqui que uma empresa determina para quem deve vender e como, e a base de clientes é amplamente passiva e estimulada a agir assim que ouve o anúncio. Por exemplo, uma estratégia de marketing de cima para baixo incluiria anúncios no rádio ou na televisão. As estratégias de marketing de cima para baixo geralmente são determinadas pelos executivos de uma empresa. Geralmente consiste no que uma empresa deseja fazer e, em seguida, determina uma maneira de fazê-lo.
O que é uma estratégia de marketing de baixo para cima?
Uma estratégia de marketing de baixo para cima se concentra em descobrir uma estratégia viável e, em seguida, desenvolver essa estratégia para criar uma campanha publicitária impactante. O consumidor de hoje quer se relacionar com um produto ou serviço de forma significativa e uma estratégia de marketing bottom-up é mais adequada para isso. Uma estratégia de marketing ascendente deve se concentrar no mercado-alvo e na melhor forma de criar valor para eles.
Quanto custa um plano de marketing?
O custo de um plano de marketing varia de acordo com a empresa, a complexidade e a duração da estratégia geral. O custo pode variar de R$ 1.000 a R$ 10.000
Conclusão
Um plano de marketing é a estratégia de publicidade que uma empresa implementará para vender seu produto ou serviço. O plano de marketing ajudará a determinar quem é o mercado-alvo, a melhor forma de alcançá-lo, a que preço o produto ou serviço deve ser vendido e como a empresa medirá seus esforços.
Monitorar e ajustar constantemente um plano de mercado é uma parte importante da administração de um negócio, pois mostra quais são as melhores e as piores maneiras de gerar vendas. Sem um plano de marketing bem-sucedido, uma empresa pode não conseguir continuar operando por muito tempo.